Os trabalhadores com carteira assinada possuem direito ao auxílio doença em casos de afastamento por período igual ou superior a 30 dias.
Recebendo alta médica do INSS, o colaborador deve comparecer à Comseg para se submeter ao Exame Médico de Retorno ao Trabalho no primeiro dia de volta às suas atividades.
É muito importante que a empresa acompanhe sempre o estado de saúde do colaborador durante o afastamento.
Antes de marcar o exame de Retorno, a empresa deve entrar em contato com o seu colaborador e perguntar se ele se sente bem.
Caso a resposta seja sim, a empresa pode agendar o exame, se a resposta do colaborador for não, a empresa pode pedir que o mesmo procure novamente o seu médico e peça um novo laudo constando um diagnóstico se ele pode exercer ou não suas atividades laborais.
No momento do exame, se o médico do trabalho achar necessário, poderá encaminhar o colaborador ao médico especialista solicitando um laudo com fins laborais para conclusão do Retorno.
É importante salientar que o exame de Retorno ao Trabalho deverá ser agendado com antecedência e para evitarmos ausência de documentos no ato do exame, o agendamento somente será realizado mediante o envio de atestados, laudos e deferimento de INSS do colaborador digitalizados para a Comseg.
Desde já agradecemos a compreensão.
Equipe – COMSEG
(33) 3522-3344